Após alguns meses de observações e análises de jogos do Campeonato de Portugal, decidimos divulgar um destaque alargado de cada série em específico com vários jovens nascidos a partir de 1998. Deste modo apresentamos a série E:
André Freitas (FC Oliveira do Hospital)– Médio natural de Seia dotado de elevada capacidade técnica. Tem boa qualidade de passe curto e longo e é forte na progressão com bola, empurrando a sua equipa para a frente. É inteligente na abordagem em jogo, tendo uma boa leitura.
Bruno Rafael (Sport Benfica CB)– Com grande parte da formação no Vitória Sport Clube, o defesa central com 1,89m é forte no jogo aéreo e agressivo. Tem boa qualidade técnica e sai bem a jogar.
Fábio Ferreira (UD Leiria)– Iniciou o seu percurso no ID Vieirense, mas foi na formação do FC Porto e na UD Leiria que passou mais tempo. Apesar de não ser alto é o titular da equipa em primeiro lugar competindo com o incontornável Helton. É comunicativo e joga bem com os pés. Ágil e tem bons reflexos. Transmite segurança aos seus colegas.
Léo Teixeira (C Condeixa ACD)– Extremo que no seu 1º ano de sénior ajudou o seu clube na subida da distrital de Coimbra para o Campeonato de Portugal. Evoluído tecnicamente e forte no 1×1. Intenso e com boa qualidade de passe. Inteligente na combinação com os colegas criando desequilíbrios ofensivos.
Dudu (AC Marinhense)– Extremo brasileiro no primeiro ano em Portugal. Marcou 7 golos em 9 jogos e é rápido e forte no 1×1. Imprevisível e dotado de elevada qualidade técnica.
Ricardo Sousa (GD Vitória de Sernache)– médio defensivo de 2001 de elevada preponderância nesta equipa. É evoluído tecnicamente e tem boa leitura de jogo. Projeta a sua equipa para a frente e é rápido nas suas decisões. Tem boa qualidade de passe curto e longo.
Alexandre Lavrador (CD Carapinheirense)– lateral direito rápido e agressivo. Forte no desarme e evoluído tecnicamente. Projeta bem a sua equipa para a frente aumentando o seu caudal ofensivo e sendo interventivo. Cruza bem e combina bem com os colegas.
Renato Alexandre (UD Leiria)– O jovem com mais tempo de casa, representando-a desde a época 2013/2014. Já jogou a lateral esquerdo, mas é a extremo que exibe toda a sua irreverência. Dotado de boa qualidade técnica, rápido e forte no 1×1. Lê bem o jogo e combina bem com os colegas criando desequilíbrios.
João Rodrigues (Mortágua FC)– Lateral direito rápido e difícil de ultrapassar nos duelos de 1×1. Inteligente na abordagem ao jogo e tem boa qualidade de passe curto e longo. Forte no desarme e nas bolas paradas.
Miguel Velosa (AC Marinhense)– Extremo irreverente com formação no SL Benfica e no Sporting CP jogando os principais campeonatos nacionais da formação. Como sénior iniciou na distrital (AD Portomosense) cujo sucesso foi tal que a meio da época foi contratado para o Campeonato de Portugal. É rápido e forte no 1×1. Combina bem com os colegas e tem bom remate. É evoluído tecnicamente.
Tiago Veiga (C Condeixa ACD)– Atleta no primeiro ano de Campeonato de Portugal vindo da Liga Revelação. Lateral esquerdo ou extremo rápido e forte no 1×1. Dá boa projeção ao jogo da sua equipa e é evoluído tecnicamente.
Ronaldo Afonso (GRAP)– Apesar da desistência da sua equipa, este extremo nascido em São Tomé e Príncipe é irreverente e evoluído tecnicamente. Ágil e rápido. Muito forte com bola em progressão.
Iko Caetano (Sport Benfica CB)– Jogou com João Félix e Diogo Dalot no FC Porto, mas foi no CD Feirense que espalhou toda a sua magia. Médio centro ou ofensivo de elevada qualidade técnica, forte na progressão com bola. Combina bem com os colegas e tem boa qualidade de passe curto e longo.
Pedro Graça (ARC Oleiros)– Iniciou o seu percurso no futsal (ADCR Caxinas), mas foi no Rio Ave FC que passou grande parte da sua formação. O médio ofensivo é evoluído tecnicamente e taticamente. Tem boa qualidade de passe curto e longo. É forte em progressão com bola e intenso.
Leonardo Melo (CD Alcains)– extremo com grande parte da formação no Sport Benfica CB. Rápido e forte no 1×1. Inteligente na abordagem ao jogo e rápido nas suas ações. Combina bem com os colegas e gosta de aparecer em zonas de finalização.
Hamed Doukouré (Sertanense FC)– médio ofensivo ou defensivo maliano rápido e forte no 1×1. Agressivo e evoluído tecnicamente. Tem espirito de entreajuda e tem boa qualidade de passe.
Balla Sangaré (GD Vitória de Sernache)– extremo goleador costa-marfinense. Chegou a Portugal na época passada, mas cedo demonstrou o seu lado goleador com 14 golos em 20 jogo no CF União de Lamas. É rápido e irreverente no 1×1. Gosto de ir em diagonais de fora para dentro e tem bom remate.
ATLETA MAIS JOVEM DA SÉRIE: Bernardo Gomes (UD Leiria), nascido a 3 de Junho de 2003
OUTROS DESTAQUES:
Joaquim Domingos (AC Marinhense)
João Silva (AC Marinhense)
Bernardo Lourenço (C Condeixa ACD)
Dário Caetano (GD Vitória de Sernache)
Jaílson Nobre (CD Carapinheirense)
Marco Fernandes (ARC Oleiros)
Pedro Palha (ARC Oleiros)
João Mendes (FC Oliveira do Hospital)
Victor Pereira (Sertanense FC)
Daniel Pinto (GRAP)