Após alguns meses de observações e análises de jogos do Campeonato de Portugal, decidimos divulgar um destaque alargado de cada série em específico com vários jovens nascidos a partir de 1998. Deste modo apresentamos a série G:
Eduardo Duarte (CF Estrela da Amadora)– lateral esquerdo com toda a sua formação no Leixões Sport Club, clube pelo qual está emprestado. Rápido e forte no 1×1 defensivo e ofensivo. Dá boa projeção ofensivo à sua equipa e cruza bem. É forte no desarme e tem boa qualidade de passe.
Pedro Marques (Sporting CP)– avançado móvel com faro de golo. Inteligente nas suas movimentações, sendo uma boa solução para os colegas. Gosta de andar sempre na área ou nas suas imediações, pois é lá que brilha todo o seu talento e tem bom remate.
Tiago Araújo (SC Ideal)– defesa central que iniciou o seu percurso no SC Vianense, tendo passado na formação por clubes de renome como: FC Porto, SC Braga, Gil Vicente FC e Vitória SC. É evoluído tecnicamente e sai bem a jogar. Forte no jogo aéreos e tem boa qualidade de passe curto e longo. Agressivo no desarme e entende os momentos do jogo.
Alexandre Sousa (C Olímpico do Montijo)– médio defensivo agressivo e forte no desarme. É evoluído tecnicamente e tem boa qualidade de passe. Combina bem com os colegas de modo a ultrapassar os adversários.

João Silva (Sporting CP)– defesa central com 1,90m que representa há vários anos os leões, tendo também na formação o Sporting Clube de Braga. Forte nos duelos aéreos e agressivo. É evoluído tecnicamente e sai bem a jogar.
Bruno Silva (SC Praiense)– médio com formação em vários clubes de renome que procura a afirmação de modo a dar o salto para os campeonatos profissionais. Evoluído tecnicamente e forte com bola em progressão. Lê bem o jogo e é inteligente na sua abordagem. Tem boa qualidade de passe e combina bem com os colegas.
Alexandre Miguel (CD Rabo de Peixe)– lateral direito ou esquerdo num clube que está a surpreender nesta série. É rápido e forte no 1×1. Evoluído tecnicamente e taticamente. Representou durante 4 épocas a A Académica de Coimbra e procura o seu espaço no futebol profissional.
Luís Silva (Belenenses SAD)– defesa central campeão europeu com formação no SL Benfica e no Stoke City. Agressivo e forte no jogo aéreo. Tem boa qualidade de passe curto e longo. É inteligente na abordagem ao jogo, tendo uma boa leitura.

João Lameira (Real SC)– médio defensivo campeão Europeu com formação no Futebol Clube do Porto. Evoluído tecnicamente e taticamente. Tem boa qualidade de passe curto e longo e joga sempre de cabeça levantada. É intenso em todas as ações que toma e agressivo na perseguição pela bola.
Cláudio Braga (SC Ideal)– extremo formado em vários clubes do distrito do Porto. Rápido e forte no 1×1 ofensivo, indo para cima do adversário sem medo. É imprevisível, pois tanto vai para dentro como para fora. Inteligente taticamente e dotado de elevada capacidade técnica. Tem bom remate.
Tomás Cintra (C Oriental L)– médio defensivo campeão distrital de juniores pelo clube que representa. Embora seja sénior de 1º ano o jovem atleta assumiu-se recentemente no plantel do Oriental. É evoluído tecnicamente e tem boa qualidade de passe. Forte com bola em progressão e intenso. É agressivo na pressão e forte na pressão sem bola.
Tomás Silva (Sporting CP)– médio ofensivo com ADN leonino, representando o clube desde os seus 8 anos. Rápido e forte no 1×1. Forte em progressão com bola e dotado tecnicamente. Inteligente na abordagem ao jogo e combina bem com os colegas.

Diogo Leitão (CF Estrela da Amadora)– médio ofensivo ou médio ala de elevada capacidade técnica e visão de jogo. É forte com bola em progressão e tem boa qualidade de passe. É criativo, tendo a capacidade de se desmembrar de qualquer adversário com um toque de magia.
Bernardo Fortunato (SC Ideal)– médio ofensivo que iniciou o seu percurso na AD Esposende, tendo feito a sua formação também no Vitória SC e no Gil Vicente FC pelo qual assinou contrato profissional e este integrado a época passada na equipa principal. É evoluído tecnicamente e taticamente. Tem boa qualidade de passe curto e longo. É forte com bola e progressão e tem espirito de líder.
Braima Sambú (Belenenses SAD)– médio ofensivo com formação no histórico Clube de Futebol «Os Belenenses». Intenso e evoluído tecnicamente. É forte com bola em progressão e tem bom remate. Tem boa qualidade de passe e combina bem com os colegas.
Daniel Santos (GD Fabril do Barreiro)– guarda-redes com 1,84m formado nos vários clubes do distrito de Setúbal, contando com presença no campeonato nacional de juniores da 1ª divisão pelo Vitória FC. É comunicativo e joga bem com os pés. É ágil e tem bons reflexos. Demonstra segurança aos seus companheiros e apesar de não ser salto tem boa impulsão e por isso imperial nas alturas.

ATLETA MAIS JOVEM DA SÉRIE: Flávio Nazinho (Sporting CP B), nascido a 20 de julho de 2003.
OUTROS DESTAQUES:
Hélder Martins (CF Estrela da Amadora)
Bruno Paz (Sporting CP)
Rafael Camacho (Sporting CP)
João Ricciulli (Sporting CP)
David Calderón (Oriental Dragon FC)
Hélder Almeida (SC Praiense)
Pedro Araújo (SC Praiense)
Edgar Pacheco (Belenenses SAD)
Gonçalo Agrelos (Belenenses SAD)
Diogo Lobo (C Olímpico do Montijo)