Depois do campeonato mais atípico que conhecemos até hoje, com uma longa paragem, o Futebol Clube do Porto consolidou o titulo de campeão há pouco dias com vários atletas made in Olival. Com a ajuda do site oficial dos dragões fomos conhecer os jovens da formação dos campeões nacionais.

Diogo Meireles Costa nasceu em Rothrist, na Suíça, a 19 de setembro de 1999 e cresceu em Santo Tirso, onde chegou com sete anos. Ao FC Porto chegou em 2011, para jogar na equipa SUB13, e foi demonstrando a sua qualidade em todos os escalões de formação do clube.
O guarda-redes teve o primeiro ano dourado em 2016, quando se sagrou campeão nacional de juniores pelo FC Porto e campeão da Europa pela seleção portuguesa de SUB17. Em 2018, Diogo Costa voltou a festejar em dose dupla: venceu a Premier League International Cup ao serviço da equipa B dos Dragões e foi campeão da Europa de SUB19, disputando quatro jogos do torneio.
Diogo Costa passou a integrar o plantel principal na temporada 2018/19 mas continuou a dar o seu contributo à equipa B e aos SUB19, ocupando a baliza dos juniores portistas em seis jogos da caminhada vitoriosa na UEFA Youth League.

Francisco Meira Meixedo, mais conhecido por Meixedo nasceu no Porto a 19 de maio de 2001. Chegou ao FC Porto quando ainda tinha 10 anos na época 2010/2011 e cedo demonstrou qualidade acima da média e potencial.
Meixedo teve o ano dourado na época 2018/2019 com a conquista do campeonato nacional de juniores da 1ª divisão e a conquista da UEFA YOUTH LEAGUE. É internacional português SUB19 e fez a sua estreia na Ledman Liga Pro (2ª liga) no dia 18 de agosto de 2019 no empate a 1 bola frente ao Varzim Sport Clube.
O jovem atleta treina com a equipa principal desde a época passada, tendo treinado de uma forma mais regular desde o pós confinamento

Tomás do Lago Pontes Esteves nasceu a 3 de abril de 2002 na freguesia de Aboim das Choças, em Arcos de Valdevez, e iniciou-se no futebol na Associação Desportiva e Cultural Aboim/Sabadim (ADECAS). Começou a vestir de azul e branco no início de 2011/12 e a construir um percurso fantástico nas camadas jovens do FC Porto.
Em 2016/17, Tomás Esteves chegou à equipa de SUB15 do FC Porto e realizou 27 jogos, nos quais apontou dois golos. Na época seguinte (2017/18), o lateral-direito fez 22 jogos pela equipa de Sub-17 e continuou a mostrar dentro do campo ser um jogador diferenciado. O talento de Tomás Esteves tornou-se evidente desde cedo.
A temporada de 2018/19 foi absolutamente inesquecível para Tomás Esteves, que se assumiu como uma das grandes figuras da equipa de SUB19 do FC Porto, campeã nacional e europeia. Alto (1,80m) e forte fisicamente, Tomás Esteves é um lateral direito de propensão ofensiva, mas também se destaca nas tarefas defensivas.

Um passado de azul e branco e um presente que não se adivinha muito diferente. Natural do Porto, nascido a 23 de janeiro de 1999, Diogo Leite é um dos “Diogos” que marcaram uma geração de sucesso na formação portista, juntamente com Queirós, Costa e Dalot.
No clube desde 2008, ingressando então nos SUB11, Diogo Leite percorreu desde então todos os escalões de formação, destacando-se nos SUB15, SUB17 e SUB19. Foi por isso com naturalidade que cedo chegou ao futebol profissional, por via do FC Porto B, onde acabou por se afirmar na época 2017/18, com 31 presenças.
Esquerdino e forte no jogo aéreo, fazendo valer os quase 1,90m, o defesa central chegou ao plantel principal do FC Porto na temporada 2018/19.

Nasceu na Guiné-Bissau, veio para Portugal com 11 anos e deu rapidamente nas vistas com a camisola do União Atlético Povoense, clube da Póvoa de Santa Iria. Romário Baró ingressou no Sporting e, após duas temporadas, aceitou o desafio de rumar ao Norte para representar o FC Porto, em 2014.
Médio ofensivo de fino recorte técnico, Romário Baró foi demonstrando a sua qualidade nos escalões de formação do FC Porto e fez a estreia pela equipa B na temporada 2017/18, contribuindo para a conquista da Premier League International Cup.
Na época passada, o jovem internacional português disputou 30 jogos pelo FC Porto e ainda 16 pela equipa de Sub-19, assumindo papel decisivo nas caminhadas vitoriosas no campeonato nacional de juniores e na UEFA Youth League, prova em que marcou seis golos, o último dos quais nas meias-finais, frente ao Hoffenheim (3-0).

Fábio Daniel Ferreira Vieira, natural de Santa Maria da Feira em 30 de maio de 2000, mas desde cedo representa os dragões. Chegou na época 2008/2009 para representar os SUB9.
Médio ou extremo canhoto de elevada qualidade técnica sendo destaque em vários dos escalões que jogou. Foi feliz na época 2018/2019 com a conquista do campeonato nacional de juniores da 1ª divisão e a conquista da UEFA YOUTH LEAGUE. Fábio é também internacional SUB19.
Estreou-se como sénior pela equipa B nos dragões no dia 24 de fevereiro de 2019 frente ao Futebol Clube de Arouca e na equipa A frente ao Club Sport Marítimo dia 10 de junho de 2020, tendo sido presença regular até agora marcando 2 golos em 6 jogos.

Vítor Machado Ferreira nasceu em Faro a 13 de fevereiro de 2000, mas foi na Póvoa de Lanhoso que começou a dar os primeiros toques na bola, até chegar ao FC Porto na antecâmara da época 2011/12. Vestiu a camisola portista em todos os escalões de formação até ser chamado para integrar o plantel principal.
A qualidade de Vítor Ferreira nunca passou despercebida a ninguém, até porque estamos a falar de um médio com grande capacidade técnica e visão de jogo acima da média, qualidades a que junta uma tremenda facilidade em chegar à área adversária. É, também, um exímio marcador de penáltis.
O ano de 2019 foi inesquecível para Vítor Ferreira: sagrou-se campeão nacional de Sub-19 e contribuiu para a inédita conquista da UEFA Youth League. Ao serviço da seleção portuguesa de SUB19, foi o segundo melhor marcador de um Europeu em que Portugal chegou à final, na qual foi derrotado pela Espanha.

Fábio Daniel Soares Silva, nasceu a 19 de julho de 2002, estava José Mourinho a preparar o FC Porto que dominaria Portugal e a Europa. Cresceu numa família onde o futebol é tema sempre presente, ou não fosse filho de Jorge Silva, jogador que se destacou no Boavista e Beira-Mar, entre outros. Ao contrário do pai, que atuava como defesa ou médio defensivo, Fábio mostrou desde cedo talento e pontaria para fazer a diferença no ataque. Fixou-se como ponta de lança e foi ao ritmo do golo que cresceu até ao ponto que hoje se conhece.
Portista de coração, Fábio teve uma passagem pelo Benfica no escalão Iniciados, mas voltaria ao FC Porto em 2017, com direito a receção especial. Fernando Gomes apadrinhou o retorno e Fábio não ficou indiferente: “O FC Porto é o clube que gosto, o clube que amo, estou muito contente por regressar. Receber esta camisola do Fernando Gomes e ser recebido desta forma no FC Porto é muito bom.”
No primeiro ano de juvenil marcou 31 golos em 33 jogos pelo FC Porto e saltou de imediato para os juniores. A época 2018/19 foi de sonho, ajudando à inédita conquista da Youth League a que juntou o título de campeão nacional. Marcou 33 golos em 39 jogos: melhor marcador do campeonato tanto na fase regular (zona norte), como no apuramento de campeão.

João Mário Neto Lopes, natural de Aveiro, nasceu dia 3 de janeiro de 2000. Iniciou o seu percurso em 2008/2009 na Associação Desportiva Sanjoanense, tendo ingressado no Futebol Clube do Porto na época seguinte ingressando na equipa SUB10. O jovem extremo desde cedo mostrou potencial devido à sua virtuosidade.
Fez o seu primeiro jogo no campeonato nacional ao serviço dos iniciados do Dragon Force (equipa satélite dos dragões) e no ano seguinte ao serviço do FC Porto marcou 5 golos em 28 jogos. Foi também um grande destaque na época 2017/2018 com 10 golos em 39 jogos e na época seguinte foi a cereja no topo do bolo com a conquista da 1ª divisão júnior e UEFA YOUTH LEAGUE.
Realizou a sua estreia recentemente no jogo da consagração do campeonato, na vitória por 2-0 frente ao Sporting Clube de Portugal, sendo lançado por Sérgio Conceição ao minuto 85.