O Torneio Lopes da Silva 2022 será realizado nos distritos de Évora e Beja entre os dias 18 e 25 de junho. Este Torneio é o maior Torneio SUB14 ao nível nacional onde estão os melhores jogadores das 22 Associações de Futebol.
Após dois anos de interrupção devido à pandemia o Torneio Lopes da Silva regressa, mas em moldes diferentes, sendo composto por três fases. A 1.ª Fase é disputada pelas 22 seleções , que são divididas em seis grupos (por ranking): quatro grupos de quatro equipas cada (Grupo A a D) e dois grupos de três equipas cada (Grupo E e F).
Grupo A
AF Porto
AF Santarém
AF Évora
AF Horta
Grupo B
AF Coimbra
AF Leiria
AF Bragança
AF Angra
Grupo C
AF Lisboa
AF Algarve
AF Viana do Castelo
AF Guarda

Grupo D
AF Braga
AF Viseu
AF Castelo Branco
AF Portalegre
Grupo E
AF Setúbal
AF Madeira
AF Ponta Delgada
Grupo F
AF Aveiro
AF Beja
AF AF Vila Real
A 2.ª Fase do Torneio Lopes da Silva é disputada por 22 equipas, que são divididas por quatro grupos: Platina, Ouro, Prata e Bronze. Os Grupos Platina (1ºs classificados) Ouro (2ºs classificados) e Prata (3ºs classificados) são constituídos por duas séries (A e B) e o Grupo Bronze (4ºs classificados) por uma série.
Em cada série as equipas jogam entre si, uma vez e por pontos, na qualidade de visitado ou na qualidade de visitante, conforme a seguinte matriz:


A 3.ª Fase é disputada por 18 equipas, que são divididas por três grupos: Platina, Ouro e Prata. Uma vez que a 2ªfase tinha duas séries em cada um dos três grupos é hora de definir posições classificativas. Ou seja o 1º classificado serie A vs 1º classificado série B (define-se o campeão e o 2º classificado), o 2º classificado série A vs 2º classificado série B (define-se o 3º e 4º lugar) e o 3º classificado série A vs 3º classificado série B (define-se o 5 e 6º lugar), isto no Grupo de Platina. A série Ouro e Prata seguem o mesmo esquemático, porém definindo outras classificações. As equipas do Grupo Bronze não disputam esta fase.