O INÍCIO
Iniciou a sua formação no Sport Lisboa e Benfica na época 2007/2008 onde permaneceu até ao seu ultimo ano de júnior. Capitaneou por várias vezes as equipas por onde passou e foi sempre uma referência para os encarnados. Jogou com Gedson, Florentino, José Gomes, João Félix ou Diogo Gonçalves. Filipe Soares fez a sua estreia pela equipa B aos 17 anos na vitória por 2-1 frente ao Sport Clube de Freamunde, porém o seu percurso nos encarnados terminaria no último ano de júnior na época 2017/2018.
A SURPRESA
Filipe Soares, no seu primeiro ano de sénior, para surpresa de todos ingressou na equipa principal do Grupo Desportivo Estoril Praia. O nível competitivo era alto e a vontade do jovem atleta era enorme, sempre foi. Na época de estreia, Filipe Soares disputou 37 jogos na 2ª Liga Portuguesa, marcou 3 golos e fez mais de 2800 minutos na equipa principal. Inteligente taticamente e evoluído tecnicamente. É raçudo, não dando uma bola como perdida e intensidade são algumas das principais características que definiram o jovem na passagem pelo clube estorilista.
“O meu jogador favorito é claramente o meu irmão, Alex Soares. Olho para ele como um exemplo a seguir.”
A REVELAÇÃO NA LIGA NOS
Chegou à LIGA NOS na época 2019/2020 vindo do Grupo Desportivo Estoril Praia onde apenas uma época bastou para dar o tão desejoso salto. O Moreirense Futebol Clube fez assim uma contratação que se tornou crucial para o cumprimento dos objetivos propostos pagando 1,75 milhões. O internacional português completou 2703 minutos em 34 jogos e marcou 2 golos.
Fã de Gerrard no Liverpool, Modric ou Arturo Vidal e do seu irmão (Alex Soares) que curiosamente joga atualmente com Filipe Soares. É extremamente competitivo e irreverente. A sua capacidade de condução da bola com o pé direito é a maior arma do jovem atleta. É agressivo na procura pela posse de bola sendo preponderante no equilíbrio defensivo em contra-ataques do adversário. Joga sempre a alta intensidade, joga e faz jogar tornando-se assim diferenciado.
Com bola tem a capacidade de percorrer largas distâncias para perto da área adversária servir os seus colegas devido à sua boa qualidade de passe. Filipe Soares tem uma margem de progressão enorme podendo a curto prazo dar o salto para outro patamar que irá com certeza vingar, mas por agora, temos a oportunidade de disfrutar na LIGA NOS.