Menu Fechar

NOVO FORMATO – CAMPEONATO NACIONAL DE JUVENIS

Campeonato Nacional Juvenis

Na época 2022/2023 entra em vigor o novo formato no Campeonato Nacional de Juvenis com a competição a ser separadas em duas divisões.

I DIVISÃO JUVENIS

O Campeonato Nacional Juvenis I Divisão é disputado pelos 30 clubes apurados do Campeonato Nacional de Sub-17 da época 2021/22 e é composto por duas fases, a 1.ª Fase e a 2.ª Fase – Manutenção e 2.ª Fase – Apuramento de Campeão.

Na 1.ª Fase os clubes são divididos em três séries de 10 clubes cada e distribuídos de acordo com a sua localização geográfica. Em cada série os clubes jogam entre si duas vezes (casa e fora) e por pontos. Os 1.º, 2.º e 3.º classificados de cada série e o 4.º melhor classificado de entre as séries, num total de dez clubes, apuram-se para o Apuramento de Campeão enquanto que os restantes 20 clubes apuram-se para fase manutenção.

As equipas voltam a jogar duas vezes entre si (casa e fora). As equipas que disputam o apuramento de campeão no final do campeonato o 1º classificado tornar-se-á o campeão, enquanto que na fase manutenção os 7.º, 8.º, 9.º e 10.º classificados de cada série e o pior 6.º classificado de entre as séries, num total nove clubes, descem ao Campeonato Nacional da II Divisão de Sub-17, os restantes clubes asseguram a manutenção.

II DIVISÃO JUVENIS

O Campeonato Nacional Juvenis II Divisão é disputado por 36 clubes, os 12 clubes que desceram do Campeonato Nacional de Sub-17 da época 2021-22, 18 clubes promovidos dos campeonatos distritais e seis equipas B que foram convidadas por ranking (SC Braga, Vitória SC, SL Benfica, FC Porto, Sporting CP e Rio Ave FC).

A 1.ª Fase é disputada por 36 clubes, que são divididos em três séries de 12 clubes cada e distribuídos de acordo com a sua localização geográfica. Em cada série os clubes jogam entre si duas vezes (casa e fora) e por pontos.  Os 1.º e 2.º classificados de cada série, num total de seis clubes, apuram-se para o Apuramento de Campeão e os restantes para a fase manutenção.

A fase manutenção é disputada por 30 clubes, que são divididos em cinco séries de seis clubes cada. Em cada série os clubes jogam entre si duas vezes (casa e fora) e por pontos. Os 5.º e 6.º classificados de cada série descem aos campeonatos distritais e os restantes asseguram a manutenção.

Exceção: Quando algum dos clubes que se qualifique para subir ao Campeonato Nacional Sub-17 I Divisão for das Regiões Autónomas desce o pior 4.º classificado de entre as séries.

O Apuramento de Campeão é disputado por oito clubes composto pelos seis clubes apurados da 1.ª Fase, um representante da Região Autónoma da Madeira e um representante da Região Autónoma dos Açores. Os clubes jogam entre si duas vezes (casa e fora) e por pontos. Os primeiros três classificados sobem ao Campeonato Nacional Sub-17 I Divisão.

Publicado emFormação